As provas operatórias são
instrumentos de avaliação com questões abertas, formuladas com o objetivo de
diagnosticar as etapas da construção do conhecimento em que os alunos se encontram. Devem ser elaboradas para
avaliar o desenvolvimento de operações mentais tais como a análise, a comparação,
a generalização e a interpretação. Para tanto, deve-se refletir sobre o tipo de
habilidade mental que se pretende avaliar, quais foram as habilidades mais significativas
desenvolvidas no trabalho em sala de aula, que níveis de aprofundamento devem
ser avaliados em relação ao desenvolvimento cognitivo dos alunos. É importante
que a questão tenha uma relação direta explícita com o conhecimento construído
em sala de aula.
ROTEIRO
BÁSICO PARA A FORMULAÇÃO DAS QUESTÕES ABERTAS
Inicialmente, o professor
deve delimitar a etapa da construção do conhecimento que pretende avaliar e
mapear as possíveis linhas de raciocínio a serem percorridas pelo aluno. Tendo
isso definido, deverá então selecionar o texto ou situação-problema que vai
descrever, relacionar essa situação com o conhecimento construído em sala de
aula e elaborar a questão utilizando a palavra operatória adequada à operação
mental necessária à obtenção da resposta à referida questão. Para isso, é importante
levar em consideração as orientações a seguir:
- as questões devem ser redigidas de modo a propiciar um diálogo do aluno com o conhecimento;
- as questões devem ser elaboradas de maneira que o aluno se sinta convidado a pensar e a transcrever suas reflexões sobre que está sendo perguntado;as questões não podem ser dúbias ou capciosas;
- as questões devem ser formuladas de forma que o professor verifique o que o aluno sabe;
- uma boa estratégia é a pergunta ser formulada a partir de uma síntese do que foi ministrado propiciando ao aluno refletir sobre o mundo mediado pelo tema estudado;
- no enunciado da questão devem ser utilizadas palavras operatórias que explicitem para o aluno a operação mental que deverá realizar: analise, classifique, compare, critique, levante uma hipótese, justifique, explique, interprete, reescreva, descreva, localize, opine, comente, exponha, construa, relacione, sintetize, são alguns exemplos, dentre outras.
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