quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pedagógico: TIPOS de Instrumentos de Avaliação>>>PROVAS OPERATÓRIAS


As provas operatórias são instrumentos de avaliação com questões abertas, formuladas com o objetivo de diagnosticar as etapas da construção do conhecimento em que os alunos se encontram. Devem ser elaboradas para avaliar o desenvolvimento de operações mentais tais como a análise, a comparação, a generalização e a interpretação. Para tanto, deve-se refletir sobre o tipo de habilidade mental que se pretende avaliar, quais foram as habilidades mais significativas desenvolvidas no trabalho em sala de aula, que níveis de aprofundamento devem ser avaliados em relação ao desenvolvimento cognitivo dos alunos. É importante que a questão tenha uma relação direta explícita com o conhecimento construído em sala de aula.


ROTEIRO BÁSICO PARA A FORMULAÇÃO DAS QUESTÕES ABERTAS


Inicialmente, o professor deve delimitar a etapa da construção do conhecimento que pretende avaliar e mapear as possíveis linhas de raciocínio a serem percorridas pelo aluno. Tendo isso definido, deverá então selecionar o texto ou situação-problema que vai descrever, relacionar essa situação com o conhecimento construído em sala de aula e elaborar a questão utilizando a palavra operatória adequada à operação mental necessária à obtenção da resposta à referida questão. Para isso, é importante levar em consideração as orientações a seguir:

  • as questões devem ser redigidas de modo a propiciar um diálogo do aluno com o conhecimento;
  • as questões devem ser elaboradas de maneira que o aluno se sinta convidado a pensar e a transcrever suas reflexões sobre que está sendo perguntado;as questões não podem ser dúbias ou capciosas;
  • as questões devem ser formuladas de forma que o professor verifique o que o aluno sabe;
  • uma boa estratégia é a pergunta ser formulada a partir de uma síntese do que foi ministrado propiciando ao aluno refletir sobre o mundo mediado pelo tema estudado;
  • no enunciado da questão devem ser utilizadas palavras operatórias que explicitem para o aluno a operação mental que deverá realizar: analise, classifique, compare, critique, levante uma hipótese, justifique, explique, interprete, reescreva, descreva, localize, opine, comente, exponha, construa, relacione, sintetize, são alguns exemplos, dentre outras.

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