sexta-feira, 21 de março de 2014

Respondendo ao Profº Manoel >>> Anos internacionais não são mais referência obrigatória para escolas


Temas para 2014
Conheça os temas trabalhados pelo PEA em 2014
Anos internacionais não são mais referencia obrigatória para escolas

Como sempre acontece, o ano letivo começa e as escolas definem os temas para os projetos ligados à participação no Programa das Escolas Associadas da UNESCO. O ano de 2014 traz uma grande novidade nessa área: em vez de olhar para os anos internacionais definidos, a recomendação expressa da coordenação internacional do PEA é que as escolas desenvolvam projetos em torno dos temas centrais do planejamento estratégico da rede, que são:
·         Aprendizagem intercultural: ou seja, propostas que estimulem o reconhecimento de outras culturas e coloquem os nossos alunos frente aos desafios da globalização.
·         Paz e Direitos Humanos: uma das finalidades centrais que marcam o PEA desde sua criação, tema da cultura da paz e da defesa dos direitos humanos não deve ser esquecido pelas escolas.
·         Educação para o Desenvolvimento Sustentável: esta é a grande questão do planeta, que passa por todas as áreas do conhecimento e coloca em xeque os valores da civilização.
·         Prioridades das Nações Unidas: ou seja, projetos que mostrem aos alunos, professores e à comunidade o conjunto de temas que justificam a existência das Nações Unidas e expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO.

Essa é uma conquista importante para as escolas da rede PEA. Basta ver o que aconteceria em 2014, quando o tema do Ano Internacional é a Cristalografia. Embora importante, é um tema distante da realidade dos alunos, das escolas e dos problemas vividos pela humanidade.

Com o novo planejamento estratégico, o PEA deseja que as escolas trabalhem sobre o coração da existência da UNESCO, que poderia ser resumido na formação de crianças e jovens capazes de exercer uma Cidadania Global.

Sendo assim, bom trabalho para todos! O PEA mudou para melhor e precisamos mudar com o PEA!

Fonte: http://www.peaunesco.com.br/

Nenhum comentário: