Temas para 2014
Conheça os temas trabalhados pelo PEA em 2014
Anos internacionais não são mais referencia obrigatória para escolas
Como sempre acontece, o ano letivo começa e as escolas definem os temas para os projetos ligados à participação no Programa das Escolas Associadas da UNESCO. O ano de 2014 traz uma grande novidade nessa área: em vez de olhar para os anos internacionais definidos, a recomendação expressa da coordenação internacional do PEA é que as escolas desenvolvam projetos em torno dos temas centrais do planejamento estratégico da rede, que são:
· Aprendizagem intercultural: ou seja, propostas que estimulem o reconhecimento de outras culturas e coloquem os nossos alunos frente aos desafios da globalização.
· Paz e Direitos Humanos: uma das finalidades centrais que marcam o PEA desde sua criação, tema da cultura da paz e da defesa dos direitos humanos não deve ser esquecido pelas escolas.
· Educação para o Desenvolvimento Sustentável: esta é a grande questão do planeta, que passa por todas as áreas do conhecimento e coloca em xeque os valores da civilização.
· Prioridades das Nações Unidas: ou seja, projetos que mostrem aos alunos, professores e à comunidade o conjunto de temas que justificam a existência das Nações Unidas e expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO.
Essa é uma conquista importante para as escolas da rede PEA. Basta ver o que aconteceria em 2014, quando o tema do Ano Internacional é a Cristalografia. Embora importante, é um tema distante da realidade dos alunos, das escolas e dos problemas vividos pela humanidade.
Com o novo planejamento estratégico, o PEA deseja que as escolas trabalhem sobre o coração da existência da UNESCO, que poderia ser resumido na formação de crianças e jovens capazes de exercer uma Cidadania Global.
Sendo assim, bom trabalho para todos! O PEA mudou para melhor e precisamos mudar com o PEA!
Fonte: http://www.peaunesco.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário